Diferença de Precatório e RPV

Entenda agora a principal diferença de precatório e RPV !

  1. Saiba as Diferenças entre RPV e Precatórios do INSS: Um Guia Didático;

  2. RPVs (Requisições de Pequeno Valor)

  3. Distinções Cruciais entre RPVs e Precatórios

  4. Entendendo os Precatórios

  5. Diferenças-Chave entre RPVs e Precatórios:

  6. Valor e Agilidade:

  7. Ordem de Pagamento:

  8. Decisões Judiciais:

  9. Em Conclusão

  10. Autor

Entenda as diferenças entre RPV e Precatórios do INSS​

 Saiba as Diferenças entre RPV e Precatórios do INSS: Um Guia Didático:

Primeiramente, receber pagamentos do INSS envolve termos complexos, bem como RPV (Requisições de Pequeno Valor) e assim os Precatórios.
A princípio, termos complexos e confusos, porém simples de entender. 

São termos que representam formas de pagamento para pessoas que ganharam na justiça contra o poder público e consecutivamente esperam pelo recebimento do pagamento de suas indenizações. Contudo, explorararemos agora de forma clara e didática as diferenças fundamentais entre esses dois conceitos.

 

RPV (Requisições de Pequeno Valor)

A Requisição de Pequeno Valor, é uma alternativa ágil no recebimento de pagamentos provenientes do governo. Nesse sentido é a abordagem adotada do valor devido ao segurado e não ultrapassa o limite específico, definido pela legislação vigente.

Portanto, o processo da RPV é bem simples e acontece diretamente no âmbito do processo judicial. Portanto, são emitidas quando o valor da condenação é de até 60 salários-mínimos. Em 2023, o valor de 60 salários mínimos representa R$ 78.120,00.

 

O montante é igual e inferior a esse limite, o juiz determina a expedição da RPV, funciona com ordem para que o ente público estadual pague o autor/credor em até 60 dias.

Entenda as diferenças entre RPV e Precatórios do INSS​

RPVs e Precatórios:

A principal diferença de RPV e Precatório é o valor. RPVs são destinadas as solicitações de valores menores, os Precatórios são acionados em processos com montantes elevados, ultrapassando o limite das RPVs.

 

O prazo de pagamento difere! Um paga em meses, o outro demora anos

Conforme a Lei 12.153/2009, dispõe sobre os Juizados Especiais da Fazenda Pública no âmbito dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, o prazo para pagamento das Requisições de Pequeno Valor (RPVs) é de até 60 dias após trânsito em julgado da decisão, quando não há mais recurso.

 

Sobretudo, os Precatórios devem ser pagos em até dois anos, quitados conforme legislação.

A diferença está nas abordagens legais e cronogramas de pagamento aplicados a cada modalidade.

Contudo, na prática, o prazo não é obedecido!

Precatórios:

Precatórios, são dívidas do governo. Nesse sentido, tem como resultado decisões judiciais favoráveis, que excedem o valor estabelecido por exemplo das RPVs.

O pagamento dos Precatórios é feito por ordem cronológica determinada pelo sistema judicial, juntamente com a disponibilidade de recursos pelo governo.

 
Entendendo os Precatórios:

Diferenças-Chave entre RPVs e Precatórios:

 

Agora destacaremos as diferenças das modalidades:

 

Valor e Agilidade: RPVs são valores menores e pagas de forma rápida. O prazo é de até 60 dias. Precatórios são montantes acima, levam anos até quitaçao integral.

 

Ordem de Pagamento: RPVs não seguem ordem cronológica rígida, não exigem processo de reserva de recursos que os Precatórios. Certamente agiliza o pagamento das RPVs em comparação aos Precatórios.

 

Decisões Judiciais: decisões favoráveis aos segurados, são aplicados em situações diferentes, com base nos valores envolvidos na dívida.

 Entendimento:

Entenda as diferenças entre RPV e Precatórios do INSS​

Compreenda as diferenças!

 

Permite gerenciar as expectativas com os prazos e valores de pagamento.Você espera um pagamento menor, terá que lidar com RPV. Com valor certamente maior, vai lidar com a demora, o recebimento será por precatório.

Busque orientação legal, especialmente para Precatórios, é fundamental assegurar que seus direitos sejam respeitados e que você receba o pagamento devido de acordo com as regras estabelecida

Conclusão

 

Tendo crédito judicial a receber em virtude de um processo ganho contra o poder público, você vai receber a sua indenização por RPV e Precatório, a depender do valor da sua indenização.

As RPVs são destinadas a valores menores, com pagamentos mais rápidos, enquanto os Precatórios envolvem dívidas maiores e levam bem mais tempo para quitação.

 

Por fim, Conheça as diferenças para ter expectativas realistas e tomar as medidas apropriadas para garantir o pagamento que é devido. Portanto, busque informações confiáveis e ajuda legal quando necessário, é um passo importante para navegar por esse processo de maneira assertiva.

 
Entenda as diferenças entre RPV e Precatórios do INSS​
Carine Santana

Carine Santana

Bacharel em Direito com especializações em Marketing e Copywriting.
Carine atua como Redatora no LcBank.

Menu

Entre em contato Agora:

Acompanhe nossas Redes:

Canal de Relacionamento:

(61) 9426-6387(9h às 19h de segunda a sexta, exceto domingos e feriados)

SAC: 

(61) 99263-6799(9h às 19h de segunda a sexta, exceto domingos e feriados)

Setor Bancário Sul – Quadra 2 Bloco S  Cobertura do Ed. Empire Center 
CEP 70070-904 Brasília/DF

Aviso Legal: O LCbank atua exclusivamente na compra e intermediação de Precatórios, RPVs, direitos creditórios e ativos judiciais. Não somos e nem atuamos como instituição financeira. LCbank – CNPJ 43.945.933/0001-64